Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Coletivo

14
Nov18

Revista académica para ideias polémicas?

Flávio Gonçalves

 

meme.jpg

Noticiou-se há dias que vários académicos de todo o mundo se preparam para lançar uma nova revista que tem a peculiaridade de permitir que os ensaios publicados sejam anónimos. A dar a cara por este novo projecto está Jeff McMahan, professor de Filosofia Moral na Universidade de Oxford. Diz ele que o clima hoje em dia, tanto dentro como fora das universidades, impõe demasiada auto-censura e assim os ilustres e desconhecidos estudiosos poderão publicar os seus ensaios e estudos sem receio de perseguição.

 

Nesrine Malik já reagiu negativamente nas páginas do Guardian, pela minha parte estou extremamente curioso, afinal que raios irão publicar ali de tão polémico que já não tenhamos visto no Canal História ou em revistas académicas como as Mankind Quarterly, Journal of Social, Political, and Economic Studies e Journal of Indo-European Studies, todas pagas pelo famoso Pioneer Fund (resquício da World Anti-Communist League) e todas ainda em publicação.

 

Por exemplo, num dos exemplares do Journal of Social, Political, and Economic Studies que tive a oportunidade de consultar recordo carinhosamente um ensaio onde se dedicavam a explicar a crise económica em Itália, Grécia e Portugal com base em estudos de Quoficiente de Inteligência e factores genéticos dos cidadãos da Europa do Sul quando comparados com os da Europa do Norte... (não sei se os neo-nazis portugueses leem estas revistas genuinamente neo-nazis, mas talvez devessem).

 

É mais provável que estes académicos anónimos queiram publicar os seus estudos e ensaios polémicos em revistas que não tenham laços já conhecidos a estudos craniais e eugénicos ou a maluquinhos dos OVNIs. Aparentemente vão publicar ensaios que irão irritar tanto à esquerda como à direita, pela minha parte tenho curiosidade, é quase certo que pelo menos o primeiro número devo comprar. Se souber como, afinal, a coisa é tão anónima que nem o título da revista divulgaram...